Eslovênia

Você vai ficar admirado ao saber que as fronteiras do vinho praticamente não têm limites. Que tal conhecer o vinho produzido na Eslovênia?

Esse é um país do leste europeu, com um pouco mais do que 2 milhões de habitantes. Fica ao lado da Itália, onde os Alpes encontram o Mediterrâneo. Fez parte da antiga Iugoslávia, desde o final da 2ª Guerra Mundial até 1990, e é um dos países da União Europeia, desde 2004.

O vinho chegou aqui trazido pelos Celtas, há 2.500 anos, antes dos romanos terem levado essa cultura para países como a França, a Alemanha e a Espanha.

Com cerca de 28.000 vinícolas, a produção anual de vinho do país está entre 80 e 100 milhões de litros por ano, e a grande maioria da produção, cerca de 70%, é de vinhos premium. Os vinhos brancos respondem por 75% do total.

Os vinhedos eslovenos encontram-se em 3 diferentes regiões:

 Podravje, a maior das regiões vitivinícolas eslovenas, na fronteira com a Áustria, a Hungria e a Croácia. O clima é continental, com alguma influência dos Alpes. Aqui predomina a produção de vinhos brancos, apesar dos tintos estarem crescendo, em popularidade. Um dos destaques, em Podravje, são os vinhos de colheita tardia.

 Posavje, no sudeste do país, fazendo fronteira apenas com a Croácia. Aqui os vinhos brancos realmente dividem o palco, de igual para igual, com vinhos tintos de grande qualidade. Um dos motivos que favorece esse cenário é a diversidade de solos e de climas, separados por distâncias muito pequenas.

 Primorje, na fronteira com a Itália, e sendo banhada pelo Mar Adriático. De clima tipicamente mediterrâneo, aqui as uvas amadurecem rapidamente, com baixa acidez e elevado teor de açúcar. Normalmente esses vinhos têm um caráter tipicamente mineral. Secos, eles podem ser brancos ou tintos.

A colheita de uvas, na Eslovênia, é na sua maioria manual, e não mecânica, devido aos terrenos íngremes onde prevalece o cultivo da vinha em terraços. Para saber mais sobre a diferença entre colheita manual e mecanizada, clique aqui.

Falando em uvas, apesar da presença de variedades internacionais, como Chardonnay, Sauvignon Blanc, Merlot e Cabernet Sauvignon, são as uvas autóctones que dão maior identidade ao vinho esloveno, como por exemplo a branca Laški Rizling, sem falar em nomes como Malvazija, Rebula, Šipon, Refošk e Teran.

Curiosidade: o povo esloveno é um dos que mais consome vinho, no mundo. São mais de 43 litros per capita, por ano. Mas os eslovenos têm por hábito o consumo regular e moderado, sendo que o abuso no consumo de vinho é socialmente mal visto, e pouco tolerado.

Outra curiosidade: é na Eslovênia que fica a vinha conhecida como a mais velha de todo o mundo. Para ler sobre esse interessante fato, clique aqui.




Artigos mais lidos

Quem somos

 

O Tintos&Tantos nasceu em 2013, e em seu pouco tempo de vida, já se tornou uma referência no mercado editorial de vinho, nacional e internacionalmente.

 

Para contar quem somos, primeiro vamos dizer quem nós não somos. Não somos um blog de vinhos. Não somos críticos de vinhos.

 

O Tintos&Tantos é um portal de Internet, que dá acesso a um conteúdo editorial, de produção própria, inteiramente dedicado ao mundo do vinho. 

 

Nossa contribuição é prover informação imparcial, relevante e gratuita.  Sempre em linguagem acessível e agradável de ler.

 

O intuito do Tintos&Tantos é o de fomentar o estudo, o interesse, a crítica, e até mesmo a polêmica a respeito do vinho.

 

Nosso foco não é competir com outros geradores de conteúdo, pelo contrário: ao sermos mais um agente no desenvolvimento desse mercado, e na consolidação dessa cultura, todos nós, apaixonados por vinho, ganhamos: consumidores, editores especializados, blogueiros, youtubers, produtores, importadores, sommeliers, enólogos e enófilos em geral...

 

Na nossa opinião, quanto mais gente do bem estiver falando sobre o mundo do vinho, com respeito e profissionalismo, melhor para todos nós.

 

Assim, é com imensa satisfação que criamos conteúdo diário e interagimos com cada leitor, através dos nossos canais de comunicação e de mídias sociais. 

 

No Facebook (www.facebook.com/tintosetantos), por exemplo, onde tantos amigos nos acompanham, é com orgulho que constatamos ser, o Tintos&Tantos, a maior página do Facebook, no mundo, em sua categoria! Uma comunidade de pessoas curtindo, comentando, se divertindo, aprendendo e ensinando, concordando e discordando... Todos nós, apaixonados pelo maravilhoso universo que cerca o vinho.

 

Não somos donos da verdade. Na verdade, recomendamos fortemente que se duvide de qualquer um que diga conhecer tudo sobre vinhos.

 

Esperamos que você aprecie e que continue nos acompanhando, e sempre que possível, ajudando na divulgação e propagação desse projeto, cujo foco será sempre você, vinhonauta!

 

A você, o nosso muito obrigado!

A você, o nosso brinde!

 

Em caso de dúvida, crítica ou sugestão, entre em contato pelo e-mail: This email address is being protected from spambots. You need JavaScript enabled to view it.

Você está em